Conheça no RS

  Parque do Caracol em Canela

O lugar mais visitado no Rio Grande do Sul. A maior atração é a Cascata do caracol, com queda livre de 131metros, formando uma paisagem de rara beleza. O Parque conta com moderna infraestrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanato, passeio temático de trem, trilhas ecológicas e escadaria de 927 degraus.
 
  Catedral de Pedra de Canela
A “Catedral de Pedra de Canela” como é conhecida pelo seu estilo gótico, a Igreja Matriz da cidade, está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e, atualmente, é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul.
 
  Lago Negro em Gramado
Leopoldo Rosenfeldt construiu um lago em 1953, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Um caminho de saibro contorna o lago e serve de trilha para caminhadas. A maior atração do lago são pedalinhos em formato de cisnes, no qual os turistas se divertem passeando por todo o lago.
 
  Belvedere Vale do Quilombo em Gramado
O Belvedere Vale do Quilombo é um ponto turístico lindo para ser visto tanto em dias de Sol, quando podemos ver todo o seu interior, ou então em dias de cerração, onde o vale fica lindo, coberto pelo fenômeno natural típico da Serra Gaúcha.
 
  Rua Coberta de Gramado
Cenário de eventos e apresentações o ano inteiro, a Rua Madre Verônica – este é seu nome original - liga a avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. O lugar está sempre movimentado com turistas e muita gente bonita circulando. Tem lojas de chocolates, couro, confecções, malhas, artigos esportivos e uma livraria. Um bistrô e vários cafés completam o espaço que reúne ótimas alternativas em compras e gastronomia.
 
  Trem Maria Fumaça
O passeio turístico de trem à vapor é a maior atração da Região da Uva e do Vinho, na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas. Nas Estações de Bento Gonçalves e Garibaldi é realizado degustação de vinho, filtrados doces e suco de uva.
 
  Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves
Primeiro e mais importante destino enoturístico do Brasil, proporciona ao visitante a contemplação da paisagem vitivinícola, bela nas quatro estações. O Vale dos Vinhedos fica entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. No vale estão 22 vinícolas e o visitante pode acompanhar a elaboração do vinho. Visite excelentes estruturas vinícolas, aprecie a cultura da imigração italiana, deguste a culinária diferenciada e, se desejar, hospede-se em meio a um cenário único.
 
  Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves
Um dos mais importantes roteiros de turismo cultural no meio rural, expressando a história da imigração italiana através da interatividade com o visitante. Contemple as atividades práticas desenvolvidas nas diversas propriedades, tais como a moagem da erva mate (da qual é feita o chimarrão), a elaboração de produtos diferenciados à base de leite de ovelha, o ofício da tecelagem e a elaboração de massas e aproveite para degustar a culinária em diferenciados restaurantes localizados em casas de pedras. Possui 13 pontos de visitação e 53 pontos de observação externa. A história viva da imigração italiana é aqui encontrada!
 
  Ruínas de São Miguel das Missões
“Missões, berço de nossa terra.
Templos e orações erguidos aos céus.
Nos anjos e santos, a força da fé.
O grito de Sepé cavalga os ventos.
E o tempo testemunha mais do que ruínas,
o heroísmo dos bravos.”
 
  Cânion Itaimbezinho em Cambará do Sul
O Cânion do Itaimbezinho está localizado entre as cidades de Cambará do Sul e Praia Grande, sendo considerado como o mais famoso dos cânions que compõem os Aparados da Serra. Estende-se por cerca de 5.800 metros com uma largura máxima de 2.000 metros, onde as paredes rochosas erguem-se a uma altura máxima de 720 metros, cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos sobre o Planalto dos Campos da Serra Geral.
 
  Torres
Conhecida como a mais bela praia gaúcha. Torres possui este nome devido à existência de três grandes rochedos de origem vulcânica, formados por rochas basálticas, do período Jurássico/Cretácio (Era dos Dinossauros), com aproximadamente 140 milhões de anos, que afloram à beira-mar, um aspecto único do Litoral Brasileiro.
 
  Caminhos Farroupilha
Conheça a história do Rio Grande do Sul através das visitações nas antigas estâncias das cidades que contam a Saga Farroupilha através de passeios temáticos e apresentações culturais. Fazenda do Sobrado, em São Lourenço do Sul, o Museu do Charque – Charqueada Santa Rita e a Charqueada São João, cenário da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, em Pelotas, além do Centro Histórico de Piratini, a Casa Gomes Jardim, onde Bento Gonçalves faleceu e o imponente Porto de Rio Grande, um dos pontos estratégicos da Revolução.
Saboreie as delícias da cozinha campeira – como o tradicional churrasco gaúcho e o arroz de carreteiro - e os famosos doces de Pelotas, herança da colonização açoriana. Destacam-se o artesanato feito em lã, grampada, couro, bonecas de pano, cerâmica e madeira.
 
  Salto do Yucumã
Dentro do Parque Florestal Estadual do Turvo está o maior salto longitudinal do mundo. São 1.800 metros de queda longitudinal, que tem uma altura que pode a chegar até a 25 metros em períodos de seca, quando o rio está mais baixo.